O Google Cloud anunciou uma integração gerenciada com o LangChain no Vertex AI para AlloyDB e Cloud SQL para PostgreSQL. O LangChain é uma estrutura de orquestração LLM de código aberto popular entre desenvolvedores de aplicativos. Esta integração visa ajudar os desenvolvedores a usar o LangChain para criar aplicativos de IA generativos com reconhecimento de contexto com bancos de dados do Google Cloud.
Um aspecto interessante deste anúncio é seu foco em permitir que os desenvolvedores criem agentes de IA e estruturas de raciocínio. Ao aproveitar o LangChain no Vertex AI, os desenvolvedores podem utilizar a biblioteca de código aberto LangChain para criar e implantar aplicativos de IA generativos personalizados que se conectam a recursos do Google Cloud, como bancos de dados e modelos existentes do Vertex AI.
Esta integração fornece aos desenvolvedores uma estrutura simplificada para criar e implantar rapidamente agentes de IA de nível empresarial. Ela também oferece um serviço gerenciado para implantar, servir e gerenciar agentes de IA de forma segura e escalável. Além disso, os desenvolvedores têm acesso a uma coleção de modelos de ponta a ponta fáceis de implantar para diferentes arquiteturas de referência de IA generativa que aproveitam bancos de dados do Google Cloud, como AlloyDB e Cloud SQL.
Um caso de uso específico que me chamou a atenção é a capacidade do LangChain no Vertex AI de permitir que os desenvolvedores implantem seus aplicativos em um tempo de execução gerenciado do Reasoning Engine. Este serviço do Vertex AI oferece as vantagens da integração do Vertex AI, incluindo segurança, privacidade, observabilidade e escalabilidade.
No geral, a disponibilidade das integrações do LangChain para AlloyDB e Cloud SQL para PostgreSQL no Vertex AI abre uma riqueza de novas possibilidades para a construção de aplicativos baseados em IA que usam dados confiáveis de seus bancos de dados operacionais. Estou particularmente animado para ver como essa integração pode ser usada para criar aplicativos mais inteligentes, interativos e contextuais.