A 50Hertz, parte do Grupo Elia, anunciou o lançamento do eCO₂grid, uma nova plataforma desenvolvida com o Vertex AI que visa ajudar as empresas a reduzir suas emissões de carbono.
O setor de energia enfrenta desafios enormes e emocionantes. A transição dos combustíveis fósseis para um fornecimento de energia sustentável usando energias renováveis continua sendo um processo complexo e que não acontecerá por si só. Com a previsão de que mais de um terço da eletricidade mundial virá de fontes renováveis até 2025, a mudança em andamento para a sustentabilidade exige colaboração, inovação e determinação. Na 50Hertz, queremos criar a rede do futuro usando tecnologias de ponta.
Uma maneira de medir o progresso em direção a um futuro mais sustentável é medir a intensidade de CO₂, que se refere à quantidade de dióxido de carbono emitida por unidade de energia gerada. Quanto menor a intensidade de CO₂, menor a quantidade de dióxido de carbono emitida para a mesma quantidade de eletricidade. As fontes de energia renováveis têm uma intensidade de CO₂ muito menor do que os combustíveis fósseis.
Essas informações detalhadas sobre a intensidade de CO₂ da eletricidade na rede podem ajudar as empresas e seus clientes a obter uma visão geral melhor de sua pegada de CO₂ e encontrar maneiras de reduzir suas emissões de CO₂.
Usando o Vertex AI, a 50Hertz conseguiu desenvolver modelos avançados de previsão de 24 horas, primeiro para suas áreas principais da Alemanha e Bélgica, com a possibilidade de estendê-los para cada uma das áreas de mercado de eletricidade da Europa, também conhecidas como zonas de licitação.
O objetivo da 50Hertz é que suas previsões se tornem o padrão de referência na Europa e disponibilizar seus dados de previsão para empresas que produzem produtos sustentáveis por meio de uma API. O objetivo final é dar a todos uma melhor compreensão de que tipo de energia é produzida, onde ela é produzida e qual seu impacto real no meio ambiente.
Acredito que esta seja uma ótima iniciativa da 50Hertz. Usar o Vertex AI para criar uma plataforma que pode prever a intensidade de CO₂ com precisão é impressionante. Isso ajudará as empresas a tomar decisões informadas sobre seu consumo de energia e reduzir seu impacto ambiental. Estou animado para ver o impacto que essa tecnologia terá no futuro da sustentabilidade.