A Mandiant publicou um novo white paper, "Standardizing Privileged Access Architecture for Multi-Cloud" (Padronizando a Arquitetura de Acesso Privilegiado para Multi-Cloud), que aborda os crescentes desafios de segurança na era da adoção da multi-cloud. A expansão das superfícies de ataque além dos ambientes locais tradicionais, juntamente com estruturas de permissão complexas e a prevalência de contas excessivamente permissivas, criou um terreno fértil para ciberataques sofisticados.
O white paper destaca os riscos críticos associados a ambientes multi-cloud e fornece uma estrutura prática para estabelecer uma postura de segurança robusta. Ele mergulha nas complexidades da gestão de identidades, funções e modelos de controlo de acesso díspares na cloud, destacando as vulnerabilidades que surgem de configurações incorretas e práticas de segurança fragmentadas.
Para combater essas ameaças em evolução, a Mandiant apresenta um modelo de segurança em camadas agnóstico à cloud que gira em torno dos seguintes controlos para proteger o acesso privilegigiado a ativos críticos na cloud:
* Nivelamento de recursos dentro de plataformas de cloud
* Limitação do movimento lateral através do nivelamento de credenciais
* Aplicação de controlos de acesso rigorosos através de uma abordagem de confiança zero
* Aplicação de configurações de segurança e governação escaláveis para todos os recursos
* Práticas consistentes de monitorização e análise
O documento discute uma arquitetura para nivelamento agnóstico à cloud e como isso ajudará a proteger um ambiente multi-cloud híbrido contra vários ciberataques modernos. Ao implementar as medidas proativas descritas neste documento, as organizações podem mitigar eficazmente os riscos associados a um ambiente multi-cloud híbrido, limitar os caminhos de movimento lateral e proteger os seus ativos críticos na paisagem dinâmica da multi-cloud.
Para organizações que exploram implementações multi-cloud e aquelas que tentam proteger os seus recursos de cloud atuais, este documento serve como um guia vital para fortalecer o seu ambiente contra ataques baseados na cloud.