A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral de suas novas instâncias Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) R8g baseadas em AWS Graviton4. Essas instâncias são ideais para cargas de trabalho com uso intensivo de memória, oferecendo desempenho e eficiência energética aprimorados em comparação com as gerações anteriores.

As instâncias R8g oferecem até 3 vezes mais vCPUs, 3 vezes mais memória, 75% mais largura de banda de memória e 2 vezes mais cache L2 em relação às instâncias R7g. Elas também oferecem até 50 Gbps de largura de banda de rede e até 40 Gbps de largura de banda de EBS.

As R8g também são as primeiras instâncias Graviton a oferecer dois tamanhos bare metal (metal-24xl e metal-48xl), permitindo que os usuários dimensionem suas instâncias e implantem cargas de trabalho que se beneficiam do acesso direto a recursos físicos.

Em termos de eficiência energética, as instâncias R8g fornecem a melhor eficiência energética para cargas de trabalho com uso intensivo de memória no EC2. Elas são construídas no AWS Nitro System, que descarrega a virtualização da CPU, o armazenamento e as funções de rede para hardware e software dedicados para aumentar o desempenho e a segurança das cargas de trabalho.

As instâncias R8g são ideais para todas as cargas de trabalho baseadas em Linux, incluindo aplicativos em contêineres e baseados em microsserviços, bem como aplicativos escritos em linguagens de programação populares como C/C++, Rust, Go, Java, Python, .NET Core, Node.js, Ruby e PHP.

Com sua disponibilidade geral, as instâncias R8g agora estão disponíveis nas regiões da AWS Leste dos EUA (Norte da Virgínia), Leste dos EUA (Ohio), Oeste dos EUA (Oregon) e Europa (Frankfurt). Elas podem ser adquiridas como Instâncias Reservadas, Sob Demanda, Instâncias Spot e por meio de Planos de economia.

No geral, as instâncias R8g baseadas em AWS Graviton4 representam um passo significativo no avanço da computação em nuvem, oferecendo aos clientes uma combinação atraente de desempenho, eficiência energética e custo.