A AWS anunciou a disponibilidade geral do AWS Console-to-Code, um serviço que facilita a conversão de ações do console da AWS em código reutilizável. Atualmente, ele oferece suporte a Amazon EC2, RDS e VPC.

Com alguns cliques, você pode registrar suas ações e fluxos de trabalho no console, como iniciar uma instância do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), e revisar os comandos da AWS Command Line Interface (AWS CLI) para suas ações do console. O Amazon Q pode então gerar código para você usando o formato de infraestrutura como código (IaC) de sua escolha, incluindo o modelo do AWS CloudFormation (YAML ou JSON) e o AWS Cloud Development Kit (AWS CDK) (TypeScript, Python ou Java).

Isso pode ser usado como ponto de partida para automação de infraestrutura e personalizado ainda mais para suas cargas de trabalho de produção, incluído em pipelines e muito mais.

Alguns dos novos recursos na versão GA incluem:

* **Suporte para mais serviços:** Durante a pré-visualização, o único serviço com suporte era o Amazon EC2. Na GA, o AWS Console-to-Code estendeu o suporte para incluir o Amazon Relational Database Service (RDS) e o Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC).

* **Experiência simplificada:** A nova experiência do usuário facilita o gerenciamento dos fluxos de trabalho de prototipagem, gravação e geração de código para os clientes.

* **Visualizar código:** Os assistentes de inicialização para instâncias do EC2 e grupos de dimensionamento automático foram atualizados para permitir que os clientes gerem código para esses recursos sem realmente criá-los.

* **Geração de código avançada:** A geração de código do AWS CDK e do CloudFormation é potencializada por modelos de aprendizado de máquina do Amazon Q.

Qualquer pessoa pode usar o AWS Console-to-Code para gerar comandos da AWS CLI para seus fluxos de trabalho de infraestrutura. O recurso de geração de código para os formatos AWS CDK e CloudFormation tem uma cota gratuita de 25 gerações por mês, após o que você precisará de uma assinatura do Amazon Q Developer.

É recomendável testar e verificar o código IaC gerado antes da implantação. Na GA, o AWS Console-to-Code registra apenas ações nos consoles do Amazon EC2, Amazon VPC e Amazon RDS.

O AWS Console-to-Code está disponível em todas as regiões comerciais. Você pode saber mais sobre ele na documentação do Amazon EC2.