O Google Cloud publicou uma postagem no blog sobre como expor os serviços gRPC para o resto do mundo usando APIs RESTful.

gRPC é uma escolha popular para comunicações internas ou chamadas "leste-oeste" de serviço para serviço. Embora o gRPC exiba características de desempenho superiores, um número significativo de APIs atualmente utiliza HTTP como seu principal protocolo de comunicação. Migrar essas APIs para gRPC exigiria um investimento substancial de recursos, particularmente considerando que nem todos os desenvolvedores estão familiarizados com a estrutura do gRPC.

Para superar esse desafio, queremos fornecer uma camada de adaptador que forneça uma API baseada em HTTP JSON mais tradicional para o serviço. Em vez de escrever manualmente a tradução do protocolo nós mesmos, decidimos usar o projeto de gateway gRPC de código aberto para gerar automaticamente um adaptador para nosso caso de uso.

A alavancagem do Apigee como a plataforma de gerenciamento de API corporativa nos ajuda a expor uma fachada de API RESTful limpa de forma segura e self-service.

Concluindo, o Google Cloud demonstrou como os serviços gRPC podem ser facilmente expostos a novos públicos como APIs HTTP, ao mesmo tempo em que aproveita os benefícios de uma plataforma de gerenciamento de API abrangente como o Apigee. Ao combinar o desempenho do gRPC com a familiaridade e as ferramentas das APIs REST, podemos desbloquear novas possibilidades para nossos serviços e dados, alcançando uma gama mais ampla de desenvolvedores e aplicativos.