O Google Cloud anunciou o lançamento da versão prévia do BigQuery's AI-assisted data preparation, um novo recurso projetado para otimizar o processo de limpeza, transformação e preparação de dados para análise.

Um dos aspectos mais interessantes desse novo recurso é o uso do Gemini no BigQuery. Este poderoso modelo de IA analisa seus dados e esquema para fornecer sugestões inteligentes para tarefas de preparação de dados, como identificar e corrigir inconsistências, valores ausentes e erros de formatação. Isso pode economizar tempo e esforço significativos dos analistas de dados, permitindo que eles se concentrem em análises mais complexas.

Por exemplo, imagine que você tenha um conjunto de dados contendo informações de clientes de todo o mundo. Os dados podem incluir endereços com formatos diferentes ou números de telefone com diferentes códigos de país. O BigQuery's AI-assisted data preparation pode identificar essas inconsistências e sugerir correções, garantindo que seus dados sejam limpos e consistentes.

Além de suas sugestões baseadas em IA, o recurso de preparação de dados do BigQuery também inclui um construtor visual de pipelines de dados. Essa interface intuitiva facilita a criação e execução de pipelines de dados complexos, mesmo para usuários sem experiência em codificação. Você pode usar o construtor de pipelines para automatizar verificações de qualidade de dados, executar transformações de dados e integrar com outros serviços do Google Cloud.

No geral, o BigQuery's AI-assisted data preparation é uma nova ferramenta poderosa que pode ajudar organizações de todos os tamanhos a preparar seus dados para análise com mais eficiência. Ao automatizar tarefas tediosas e fornecer sugestões inteligentes, esse recurso permite que os analistas de dados se concentrem no que fazem de melhor: extrair insights dos dados.