A AWS anunciou a disponibilidade geral do recurso de personalização do Amazon Q Developer (em sua IDE) para preenchimento de código inline e o lançamento de uma prévia da personalização para o chat. Os desenvolvedores agora podem personalizar o Amazon Q para gerar recomendações de código específicas de repositórios de código privados no editor de código IDE e no chat.
O Amazon Q Developer é um assistente de codificação de inteligência artificial (IA). Ele ajuda os desenvolvedores de software a acelerar o desenvolvimento de aplicativos, oferecendo recomendações de código em seus ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs) derivados de comentários e código existentes. Nos bastidores, o Amazon Q usa grandes modelos de linguagem (LLMs) treinados em bilhões de linhas de código da Amazon e de projetos de código aberto.
A personalização do Amazon Q com sua própria base de código permite que você obtenha recomendações de código ainda mais relevantes, com base nas bibliotecas internas, APIs, pacotes, classes e métodos da sua organização. Por exemplo, um desenvolvedor que trabalha para uma empresa financeira pode pedir ao Amazon Q para gerar uma função para calcular o valor total da carteira de um cliente. O Amazon Q pode então sugerir código para implementar essa função com base nos exemplos que aprendeu com a base de código privada da sua organização.
Os desenvolvedores também podem fazer perguntas sobre o código da sua organização no chat. No exemplo acima, vamos imaginar que o desenvolvedor seja novo na equipe e não saiba como recuperar um ID de cliente. Ele pode fazer a pergunta no chat em inglês simples: como faço para me conectar ao banco de dados para recuperar o ID do cliente para um cliente específico? O chat do Amazon Q pode responder: Encontrei uma função para recuperar o ID do cliente com base no nome e sobrenome do cliente que usa a conexão de banco de dados XYZ…
O que achei particularmente interessante neste anúncio foi a capacidade de personalizar o chat. Como ex-desenvolvedor, muitas vezes me peguei navegando pela base de código para entender como certas partes do código funcionavam ou para encontrar exemplos de como usar certas funções ou classes. Poder fazer perguntas sobre minha base de código no chat e obter respostas em inglês simples me pouparia muito tempo e esforço.
No geral, acho que a capacidade de personalizar o Amazon Q Developer (em sua IDE) é uma adição muito valiosa à ferramenta. Isso ajudará os desenvolvedores a serem mais produtivos, fornecendo a eles recomendações de código mais relevantes. Também ajudará os novos desenvolvedores a se familiarizarem mais rapidamente com novas bases de código, fornecendo a eles uma maneira fácil de fazer perguntas e obter respostas sobre o código.