A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral do Amazon MemoryDB Multi-Region, um banco de dados multirregional, ativo-ativo e totalmente gerenciado que você pode usar para criar aplicativos com até 99,999% de disponibilidade, leitura em microssegundos e latências de gravação de um dígito em milissegundos em várias regiões da AWS. O MemoryDB Multi-Region está disponível para Valkey, que é um substituto drop-in do Redis Open Source Software (OSS) administrado pela Linux Foundation. Esse novo recurso se baseia nos benefícios existentes do Amazon MemoryDB, como durabilidade multi-AZ e alta taxa de transferência em várias regiões da AWS, e aborda esses desafios comuns enfrentados por muitos clientes.
Estou particularmente interessado na capacidade de fornecer aplicativos altamente disponíveis com leituras e gravações de baixa latência entre regiões. A capacidade de atingir latências de leitura em microssegundos e de gravação de um dígito em milissegundos entre regiões muda as regras do jogo para muitos aplicativos. Acredito que isso resolverá o problema de aplicativos distribuídos globalmente que exigem dados de baixa latência. Por exemplo, empresas globais com operações em várias regiões podem aproveitar esta solução para melhorar o desempenho de seus aplicativos, garantindo a consistência em todos os locais.
A simplicidade de configurar o MemoryDB Multi-Region usando o AWS Management Console, o AWS SDK ou a AWS CLI também é um recurso notável. Isso simplifica o processo de implantação e reduz a carga das equipes de DevOps. No geral, acredito que o MemoryDB Multi-Region é um complemento valioso para a plataforma AWS e será particularmente benéfico para empresas que buscam soluções de banco de dados altamente disponíveis e de baixa latência.